sábado, 2 de abril de 2011

Ter classe é...



Ter classe é ser mais e mostrar menos. É ser agradável sem cair no esnobismo. É ser suave e bondosa. É saber sair-se de situações constrangedoras com fidalguia. É saber escutar sem invadir. É saber de tudo e não comentar nada.

Uma pessoa de classe tem maneiras condizentes com as diferentes situações, quer na sua vida pessoal, quer no convívio social ou na esfera profissional. Ela usa o bom senso, a simplicidade e a cordialidade em todos os momentos de sua vida.

Para ter classe não é necessário estar sempre rodeada pelo luxo, ao contrário, é mais fácil ter classe quando usamos bom gosto e naturalidade naquilo que fazemos.

As atitudes, a maneira de se posicionar, a forma de se vestir de uma pessoa de classe são absolutamente naturais, é como se ela já tivesse nascido assim. É como se ela tivesse convivido num meio refinado e educado todos os dias de sua vida.

Classe é um atributo que pode ser adquirido. Não só as pessoas que nasceram em ambientes privilegiados e cultos irão ter classe.

Ter classe é um movimento de dentro para fora. É uma conquista impulsionada pela vontade e pela procura de um viver elegante e discreto, pautado pela simplicidade, amizade, atitudes de carinho, polidez e boa educação.

A maneira como você se comporta é o seu cartão de visitas em sociedade. Não sobressair, não falar alto, não gesticular exageradamente e ter um comportamento natural são o segredo da verdadeira elegância.

As boas maneiras e a cortesia nada mais são que o respeito aos outros. São normas flexíveis que fazem parte da boa educação. Devem ser ensinadas às crianças desde cedo, muito mais pelo exemplo do que por exigência.

São necessárias ao convívio social para que a liberdade de um não invada a privacidade do outro. São a base do relacionamento em todos os aspectos da vida. A presença de uma pessoa cortês só causa prazer aos presentes.

A etiqueta é um conjunto de normas rígidas, mas que evoluem através dos tempos. Elas ajudam a tornar mais agradável a convivência entre as pessoas. As boas maneiras são mais importantes do que a etiqueta e prevalecem sobre ela.

Se, para cumprir uma regra de etiqueta, você tiver de ser indelicado com uma pessoa, é melhor não segui-la e ser sempre compreensivo e bondoso.

Portanto, "Ter classe" é ser civilizado e usar regras de etiqueta que combinem com seu estilo e, mais importante do que isto, que melhorem suas relações com as pessoas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário